Normas e Submissão

ORIENTAÇÕES GERAIS

Todos estão convidados a submeterem seus trabalhos e os autores devem estar inscritos no Encontro.  Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por autor/apresentador. Podem se  inscrever três  coautores no mesmo  trabalho.

No momento da submissão, o autor ou autores, deverão indicar o Eixo temático do trabalho científico e escolher a modalidade de apresentação..

EIXOS TEMÁTICOS

  1.  Políticas sociais e prevenção à Saúde Física, emocional no processo de envelhecimento;
  2. Educação permanente, inovações técnico-pedagógica e inclusão social;
  3. Sexualidade e relações sociais na velhice;
  4. Identidade cultural, turismo, comunicação;
  5. Direitos humanos e compromisso social;
  6. Relações Inter geracionais, convívio social e familiar.

 

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: Pôster e Comunicação Oral.

 A Comissão Organizadora avaliará os trabalhos e definirá a modalidade de apresentação no momento do aceite.

 A avaliação e apresentação do trabalho científico estão condicionadas à inscrição do autor no evento.  A listagem de resumos aprovados será publicada no site do XVIII Encontro e o autor/apresentador receberá as orientações para apresentação através de correio eletrônico.

 Leia atentamente as instruções, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail da Comissão Científica : nupati.xviiiencontro@gmail.com

 

PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DO TRABALHO:

- Importância e originalidade do assunto;

- Pertinência do assunto com o tema central do evento e com os eixos temáticos;

- Rigor científico e qualidade dos dados;

- Clareza do texto;

- Qualidade da apresentação;

- Formatação de acordo com as normas solicitadas.

 

Somente serão publicados nos anais, os trabalhos cujo apresentador(a) esteja inscrito no evento até 25/08/2017. Ao resumo deve ser anexada a Ficha de Inscrição no XVIII Encontro Regional da Terceira Idade. O resultado será divulgado a partir do dia 10/08/2017.

ELABORAÇÃO DE RESUMOS

  1. Texto original,  relacionado aos eixos temáticos (relatos de experiência, de pesquisas, estudos de caso, entre outros, de igual relevância).
  2. Seguir normas da ABNT atualizadas.

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO

A formatação deve seguir as normas e o texto deve conter no máximo 2.250 caracteres (sem espaço). O trabalho enviado fora das normas não serão analisados. Somente será analisado o trabalho que o autor esteja inscrito no evento.

1. O texto deve ser assim organizado: Título, Autor (es), Resumo, , Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Palavras-chave e Referências.

3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, as margens devem ter: superior 3 cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12 (exceto no título) e justificado com espaçamento entre as linhas de 1,5.

4. As citações de referências no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

7. Texto iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 100 caracteres.

8. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman corpo 12 centralizados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail).

9. O resumo deve ter no máximo 2.250 (dois mil duzentos e cinquenta) caracteres, com breves e concretas informações sobre a introdução, justificativa, os objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho e deve ser apresentado com parágrafo único, fonte Times tamanho12 e espaçamento simples.

10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha cinco expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”, fonte Times tamanho 12. 

ENVIO DOS RESUMOS

Os resumos devem ser enviados até o dia 25/08/2017, para o endereço eletrônico: e-mail: nupati.xviiencontro@gmail.com

CERTIFICAÇÃO

Será emitido um único certificado, entregue no evento após a apresentação do trabalho. No certificado constarão os nomes do autor e coautor do trabalho.

  

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

  1. O Pôster deverá ter aproximadamente 0,90m de largura x 1,20m de altura, e conter o máximo de 2.250 caracteres,  e ilustrado com gráficos, tabelas e figuras.
  2. No Pôster deverá constar:: titulo do trabalho, autor(es), instituição, introdução, material e métodos, resultados, conclusões e principais referências. Se for o caso, mencionar a fonte de recursos da pesquisa.
  3. A impressão do pôster deverá ser de qualidade, com fonte legível que possa ser lida a uma distância mínima de 2 metros.

 

NORMAS GERAIS

1.      Todos os apresentadores de trabalhos, quando da retirada da credencial e material do evento, deverão confirmar a sua apresentação juntos à Secretaria Técnica que estará montada para atender exclusivamente aos autores e apresentadores de trabalho (dia, local e hora).

2.      É de responsabilidade do apresentador do trabalho a afixação e a retirada do Pôster no local destinado a ele.

3.      O apresentador do trabalho deverá, obrigatoriamente, estar ao lado de seu Pôster no dia previsto, conforme a programação do evento.

4.      O autor do trabalho deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento.

5.      No impedimento do primeiro autor, o trabalho somente poderá ser apresentado por um dos coautores constantes no mesmo.

 

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

  • A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes.
  • As comunicações orais deverão ser feitas impreterivelmente em dez minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, em dia e horário estipulados no programa científico do XVIII Encontro.
  • A infraestrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.