Apresentação

As atividades voltadas para as pessoas idosas dentro da universidade Federal de Sergipe através do Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade – NUPATI, foram iniciadas em 1998, numa demonstração de compromisso para com o segmento etário que mais cresce no país, conforme é publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As iniciativas da UFS pactuam o prescrito na constituição Federal de 1988, nas Leis 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e 1.741/2003 (estatuto do Idoso).

Nessa trilha de pensamento o NUPATI/UFS dentre as demais ações, implantou o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, procurando fortalecer a inclusão social da pessoa idosa no ambiente acadêmico e na sociedade, através da educação e da informação. Com isso, anualmente apresenta uma agenda de trabalho, visando responder às demandas e interesses desse grupo social.

O exemplo disso é que o NUPATI este ano, estará realizando a XIV versão do Encontro Regional da Terceira Idade, no período de 10 ma 13 de setembro, quando completa 15 anos de existência. O objetivo do evento, que versa sobre o tema “Envelhecimento, Família e Sociedade: aprendendo e reaprendendo os papéis nas relações”, é possibilitar espaços de debate e reflexões propositivas, com a participação de professores, pesquisadores, profissionais, estudantes e a comunidade em geral.

Assim, formulamos o convite para que participem do evento que foi cuidadosamente programado pela comissão organizadora, focando aspectos científico, políticos, sociais, econômicos, culturais, a serem abordados nas conferencias, mesas, painéis, oficinas, mini curso, palestras, exposições e outro. Esta é uma grande oportunidade para todos que trabalham ou pretendem trabalhar com pessoas da terceira idade, permutarem experienciais, aprofundar conhecimentos e contribuir com propostas abalizadas, para um envelhecimento cidadã com qualidade de vida.