Normas

XVII ENCONTRO REGIONAL DA TERCEIRA IDADE

“Envelhecimento rural e Urbano: As Possibilidades de Vida no Contexto Atual”

15 a 16 de Setembro de 2016

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O XVII Encontro Regional da Terceira Idade como tema central “Envelhecimento Rural e Urbano: As Possibilidades de Vida no Contexto Atual”, é um evento técnico- científico e cultural que ocorre anualmente, com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, estudantes e técnicos que atuam em questões do envelhecimento humano, apresentando e discutindo os avanços científicos, tecnológicos, político- social para a melhoria da qualidade de vida e cidadania da pessoa idosa. A submissão de trabalho científico no XVII Encontro Regional deverá ser feita sob a forma de resumo expandido e os trabalhos serão analisados pelo Comitê Técnico- Científico composto por professores e profissionais de áreas de interesse dos seguintes eixos temáticos:

 

1- Politicas Sociais e Condições de Vida da Pessoa Idosa no Campo;

2- Inovações Técnico-pedagógicas e Inclusão Digital;

3- Afetividade, Sexualidade e Relações Sociais na Velhice;

4- Possibilidades Educacionais para a Pessoa Idosa;

5- Identidade Cultural, Arte e Comunicação;

6- Direitos Humanos e as Questões Orçamentárias na Vida do Idoso;

7- Envelhecimento Populacional e o Sistema Previdenciário no Campo e na Cidade;

8- Saúde e Envelhecimento Ativo.

 

PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DO TRABALHO:

- Importância e originalidade do assunto;

- Pertinência do assunto com o tema do evento e com os eixos temáticos;

- Rigor científico e qualidade dos dados;

- Clareza do texto;

- Qualidade da apresentação;

- Formatação de acordo com as normas solicitadas

Somente serão publicados nos anais, os trabalhos cujo apresentador(a) esteja inscrito no evento até 30/08/2016. Ao resumo deve ser anexada a Ficha de Inscrição no XVII Encontro Regional da Terceira Idade.

Os trabalhos aprovados serão apresentados nas modalidades: Pôster e Oral e  publicados nos Anais do evento

ELABORAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

  1. Texto original relacionado aos eixos temáticos (relatos de experiência, de pesquisas, estudos de caso, entre outros de igual relevância).
  2. De revisão bibliográfica.
  3. Seguir normas da ABNT atualizadas


ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

1. O texto deve ser organizado em Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

2. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo três e, no máximo cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, as margens devem ter: superior 3 cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12 (exceto no título) e justificado com espaçamento entre as linhas de 1,5.

4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal, não são aceitas na elaboração do resumo expandido.

6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

7. Texto iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

8. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman corpo 12 centralizados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail).

9. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho e deve ser apresentado com parágrafo único, fonte Times tamanho12 e espaçamento simples. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas.

10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela serão incluídas no mínimo três e no máximo cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”, fonte Times tamanho

11. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

12. Em seguida, colocar o resumo e as “Palavras-chave” em uma língua estrangeira.

13. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.

14. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

15. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser  gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados, na forma de Figuras e Tabelas.

16. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não devem exceder 200 (duzentas) palavras.

17. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser  abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

 

ENVIO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos devem ser enviados até o dia 05/09/2016, para o endereço eletrônico: e-mail: nupati.xviiencontro@gmail.com

CERTIFICAÇÃO

Será emitido um único certificado, entregue no evento após a apresentação do trabalho. No certificado constarão os nomes do autor e coautor do trabalho.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

  1. O Pôster deverá ter aproximadamente 0,90m de largura x 1,20m de altura, e conter o máximo de 300 palavras e ilustrado com gráficos, tabelas e figuras.
  2. No Pôster devera constar: titulo do trabalho, autores, instituição, introdução, material e métodos, resultados, conclusões e principais referências. Se for o caso, mencionar a fonte de recursos da pesquisa.

NORMAS GERAIS

  1. Todos os apresentadores de trabalhos, quando da retirada da credencial e material do evento, deverão confirmar a sua apresentação juntos à Secretaria Técnica que estará montada para atender exclusivamente aos autores e apresentadores de trabalho (dia, local e hora).
  2. É de responsabilidade do apresentador do trabalho a afixação e a retirada do Pôster no local destinado a ele.
  3. O apresentador do trabalho deverá, obrigatoriamente, estar ao lado de seu Pôster no dia previsto, conforme a programação do evento.
  4. O apresentador do trabalho deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento.
  5. No impedimento do primeiro autor, o trabalho somente poderá ser apresentado por um dos coautores constantes no trabalho.

 

 

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Tema: Envelhecimento Rural e Urbano: As Possibilidades de Vida no Contexto Atual

  Início das inscrições: 25 de julho de 2016

 Data limite para recebimento das inscrições com submissão de trabalhos: Resumo e/ou Trabalho completo (artigo): 05 de setembro de 2016.

 Divulgação dos resumos aprovados: 10 de setembro de 2016.

 Data limite para inscrições sem submissão de trabalhos: 05 de setembro de 2016. Após esse prazo as inscrições serão permitidas somente no dia do evento.

 1. Áreas Temáticas:

  • Políticas Públicas, Cidadania e Envelhecimento Humano.
  • Saúde, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.
  • Educação, Sustentabilidade, Acessibilidade e Velhice.

2. Modalidades de trabalhos científicos:

 A Comissão Científica receberá os seguintes tipos de trabalhos: relato de experiência, projeto de intervenção, resultados de projeto de pesquisa de iniciação científica, resultados de pesquisa de trabalho de final de curso de graduação ou especialização, resultados de pesquisa de mestrado ou doutorado. As modalidades são as seguintes:

 a) Apresentação Oral;

 b) Pôster (banner)

 3. Orientações para envio de resumo para apresentação oral e pôster:

 a) O(s) autor(es) de pôster deve(m) encaminhar o respectivo resumo e trazer um pôster impresso em banner para exposição no dia do evento.

b) O título em caixa alta, centralizado, letra Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.

c) O texto do resumo deve ser digitado em letra Times New Roman, tamanho 12, com espaço entre linha simples.

d) Margem superior: 3 cm; margem inferior: 2 cm;       margem direita: 3 cm; margem esquerda: 2 cm.

e) O resumo deverá ser enviado no formato Word. Ressaltamos que os resumos encaminhados em outro formato serão desconsiderados, mesmo que os resumos tenham sido aceitos.

f) Na segunda linha abaixo do título, alinhado a direita, inserir o(s) nome(s) do(s) autor(es). No caso de mais de um autor, a comissão cientifica entenderá que o primeiro autor citado será o apresentador do resumo. Abaixo do(s) autor(es) identificar a(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s).

g) Na terceira linha: identificação de uma das áreas temáticas estabelecidas no item 1. É obrigatória a indicação da área temática a qual o resumo está vinculado.

h) Na linha abaixo da identificação da instituição o corpo do resumo que deve conter até 500 palavras, alinhamento justificado e sem parágrafos.

i) No máximo três (3) palavras-chave.

j) O resumo deverá apresentar: introdução, objetivo, procedimentos metodológicos, resultados e conclusão.

k) Não devem ser incluídos gráficos, tabelas e referências bibliográficas no conteúdo do resumo.

 

l) O inscrito que irá encaminhar pôster (banner) deverá obrigatoriamente enviar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (se o trabalho tiver mais de um autor, obrigatoriamente, deverão ser encaminhados formulários de cada um dos autores), RESUMO (arquivo 1) .

m) Não serão considerados resumos enviados por outra modalidade além do disponibilizado no site digital oficial do evento.

 

4. Avaliação dos trabalhos: 

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica que atenderá aos seguintes critérios:

a) Serão considerados para avaliação os resumos referentes à apresentação oral e pôster (banner) que cumprirem a presente norma para redação e remessa de trabalhos científicos.

b) Será considerado para avaliação o resumo e/ou pôster que for encaminhado com o(s) formulário(s) de inscrição do(s) autor(es) por meio do endereço eletrônico anexo. nupati.xviiencontro@gmail.com

c) O resumo e o pôster serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência teórica e metodológica.

d) O conteúdo de cada resumo e pôster será de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

e) Não haverá devolução do valor da inscrição ao(s) autor(es) do(s) resumo(s) rejeitado(s).

f) O resumo ou pôster será aceito ou rejeitado, não havendo retorno ao autor para correções ou fornecimento de justificativas.

g) A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, e não será revista.

h) O interessado ao realizar sua inscrição aceita todas as normas para apresentação de trabalho científico no presente evento, aqui, descrito no site digital www.ufs.br.

 

5. Normas para elaboração do trabalho completo (artigo).

a) A data, horário e local da apresentação oral do artigo aprovado serão divulgados no dia 30 de agosto de 2016;

b) Os artigos devem ter entre 8 e 12 laudas (incluindo tabelas, bibliografia e resumo);

c) O resumo deve estar no corpo do artigo e com as três(3) palavras-chave;

d) O artigo deve ter a seguinte formatação:

            Fonte: Times New Roman - tamanho 12;

            Espaço entre linhas do resumo e bibliografia: simples;

            Espaço entre linhas do artigo: 1,5 (exceto o espaçamento do resumo e  bibliografia);

            Margem superior: 3 cm; Margem inferior: 2 cm;

            Margem direita: 3 cm; Margem esquerda: 2 cm.

e) O artigo deverá ser enviado no formato Word. Ressaltamos que os encaminhados em outro formato serão desconsiderados, mesmo que os resumos tenham sido aprovados.

f) Serão considerados os artigos que tiveram os resumos aprovados e foram encaminhados pelo e-mail do evento. Os artigos enviados por outra modalidade além do disponibilizado no site oficial do evento não serão considerados.

6. Informações importantes:

a) Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e três coautores. Com indicação do responsável pela apresentação do mesmo.

b) É obrigatória a inscrição do autor e coautores do trabalho nos encontros.

c) Cada inscrito poderá participar no máximo com quatro trabalhos (autoria e/ou coautoria).

d) Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando o nome do apresentador, título do trabalho e de todos os demais autores.

e) Todos os resumos aceitos serão publicados nos anais do encontro (com ISSN), que será disponibilizado no site digital do evento.

f) O resultado da avaliação dos resumos enviados será divulgado no e-mail do autor no dia 30 de agosto de 2016.